Usar tecnologia a seu favor

Nos vários anos de experiência que temos na área de saúde, já nos deparamos com diversas situações inusitadas quando o assunto é informatização hospitalar.

Muitas vezes gestores optam por soluções tidas como sofisticadas para informatizar processos simples, acreditando que somente a instalação do software irá resolver os problemas do setor, esquecendo que um simples ajuste no processo poderia levar a resultados mais significantes.

Em outras situações faz-se opção pelo software “da moda”, apenas por ter visto em alguma matéria de uma revista qualquer, que se o sistema não usar tecnologia X ou tiver o recurso Y não atenderá as necessidades.

Contudo, muitas vezes as perguntas básicas que devem ser feitas na implantação de qualquer tecnologia são deixadas de lado:

  • O que realmente deve ser informatizado?
  • Os processos operacionais estão corretos?
  • Qual o retorno que teremos ao usar determinada tecnologia?
  • O que será feito com as informações obtidas?

Com isso gasta-se muito dinheiro com a TI sem qualquer retorno, seja ele em qualidade no atendimento, no financeiro ou na gestão. Não é incomum nos depararmos com situações nas quais foi feito o investimento em sistemas e mesmo assim serem usadas ferramentas paralelas (Excel !!!) para fazer o controle das informações.

Curiosamente na área de saúde, temos muitas oportunidades de informatizar vários setores e processos com retornos reais sobre o investimento, e que são esquecidos pelos gestores. Seja um simples controle de estoque bem utilizado, ou implementando sistemas complexos de apoio a decisão, uma informatização bem realizada reduz custos operacionais, otimiza processos e mão de obra, melhora a qualidade do atendimento e permite uma gestão mais eficaz.

O que precisa ser feito em cada decisão do que deve ser informatizado e qual tecnologia deve ser aplicada, é analisar o uso e retorno em cada pequeno processo e como eles unidos irão ajudar na gestão geral da instituição.

Temos observado diariamente nos hospitais que frequentamos pequenas atitudes e controles implementados trazendo grandes resultados, com retorno garantido do investimento em TI.