Custo por Procedimento - o mapa para a gestão eficiente

Uma das mais importantes ferramentas na área de saúde, para uma gestão hospitalar eficiente, é o custo por procedimento. Com ele conseguimos um “mapa” para a melhor compreensão das diversas atividades da área de saúde, permitindo ao gestor visualizar rapidamente os produtos comercializados e tomar decisões.

Para entender essa importância, basta observar os principais objetivos a serem alcançados pela implantação dessa politica:

  • Ferramenta de apoio para as decisões estratégicas que envolve análise do passado, presente e decisória para as projeções futuras;
  • Trabalho importante para a formação de preços de diárias, consultas, atendimentos, exames e também de procedimentos cirúrgicos;
  • Demonstração dos custos unitários de cada atendimento, exames e diárias;
  • Análise da rentabilidade de cada procedimento, demonstrando o lucro ou prejuízo;
  • Demonstração gerencial da rentabilidade da instituição;
  • Formação do custo departamental, identificando os custos com pessoal, materiais e custos gerais;
  • Obtenção do Ponto de Equilíbrio por setor ou por produto;
  • Indicadores Gerenciais, e mais.

Enfim, é um processo gerencial fundamental para redução das incertezas, direcionamento de planos e decisões avaliação dos processos e foco nos esforços proporcionando senso de direção.

Quando se fala em custo hospitalar o assunto se complica bastante comparado a analise custo de empresas de serviços, indústria ou comércio por envolver inúmeras variáveis inexistentes nesse setor.

Na obtenção de custo hospitalar e necessário contar com um eficiente Sistema de Custo, envolvendo o mapeamento dos processos desde a entrada do paciente na Instituição, processos de atendimento clínico, controle de materiais e medicamentos, faturamento, financeiro e todos os outros processos, direta ou indiretamente, envolvidos no atendimento ao mesmo tempo em que permita o rastreamento do paciente, documentos, recursos humanos e materiais dentro do hospital.

O Sistema de Gestão de Custo Hospitalar utiliza o método de custeio por absorção para a demonstração dos custos totais dos setores, custos unitários das diárias, exames e demais produtos.

Após a obtenção dos custos setoriais, unitários e integração com o Sistema de Gestão Hospitalar existente, poderá demonstrar CUSTOS TOTAIS por PROCEDIMENTO através da utilização ferramentas especificas de BI - Business Intelligence.

O “BI“ deverá demonstrar, de forma dinâmica, todos os itens que compõem o resultado financeiro daquele procedimento, com a seguinte formulação:

  • Preço de Venda-  Custo Variável=  Margem de Contribuição
  • Margem de Contribuição-  Custo Fixo=  Lucro Operacional

O algoritmo do "BI" deverá oferecer análise desses resultados por Procedimento, Plano de Saúde, Profissional Médico, Centro de Custo, entre outros, permitindo a realização de gestão para a correção dos processos que não propiciam resultados positivos para a Instituição. 

Saiba mais: Módulo de Custo por Procedimento